Análise simbólica das vivências de cosplayers à luz da Psicologia Analítica

  • Autor
  • Norcirio Silva Queiroz
  • Resumo
  •  

    O fazer cosplay permite o sujeito adentrar outro universo, no qual pode vivenciar novas realidades. Fortim (2017, p. 20) entende que “assim como os contos de fadas, os universos dos animangás são importantes formas narrativas que cumprem o papel de fazer a mediação simbólica entre consciente e inconsciente”. Esse papel, cabia anteriormente às mitologias, religiões e contos de fadas (JUNG, 2008). Partimos do pressuposto das produções da cultura pop enquanto contos de fadas modernos. Dessa forma, temos como objetivo geral: realizar análise simbólica do fazer cosplay para cosplayers adultos na cidade de Curitiba. Os objetivos específicos são: analisar a representação do fazer cosplay para os cosplayers à luz da Psicologia Analítica; compreender a representação que os cosplayers fazem acerca dos diferentes processos contidos no fazer cosplay; Descrever a relação estabelecida entre o(s) personagem(s) escolhido(s) para o fazer cosplay e o cosplayer. Já na parte metodológica, por enquanto, pensamos em realizar pesquisa quali-quanti, descritiva e exploratória. Utilizaremos formulário online para composição da amostragem. Acompanharemos cosplayers em evento em Curitiba, realizando assim uma observação participante. Para análise dos dados, utilizaremos Análise temática de conteúdo de Bardin e Amplificação Simbólica da Psicologia Analítica. Esperamos que este trabalho possa fornecer subsídios para a compreensão da realidade vivenciada simbolicamente por cosplayers, uma vez que as vivências não têm início na escolha do personagem e não se encerram no dia da apresentação; bem como, nos auxilie a entender de que maneiras a cultura pop pode atuar na mediação simbólica entre consciente e inconsciente.

     

  • Palavras-chave
  • Cosplay; Arquétipos; Contos de fadas; Cultura Pop
  • Área Temática
  • (2) Interfaces da Psicologia Analítica com Cultura e Sociedade
Voltar Download

O Seminário de pesquisa do GT Epistemologia e Interfaces da Psicologia Analítica 2022 destina-se a fomentar a articulação e colaboração entre os membro deste Grupos de Trabalho, de modo a viabilizar produções e atividades acadêmicas e de pesquisa tais como pesquisas, eventos, textos acadêmicos e demais . Pretende ser um momento de encontro, diálogo e confraternização entre os membros do GT e para isso estamos centralizando a estadia dos participantes , a organização e realização do seminário em um mesmo local, um hotel com auditório disponível em São Paulo e possibilitando a apresentação dos projetos de pesquisa e atividades acadêmicas conjuntas.

O Seminário se organiza a partir das duas temáticas do GT e em momentos: (i) Exposição geral do GT e das temáticas, (ii) Organização do participantes em dois grandes grupos de cada temática; (iii) Apresentação dos trabalhos, pesquisas e interesses em cada temática; (iv) Diálogo, debates e articulação dos participantes dentro de cada temática; (v) participação, acesso e diálogo com o grupo da outra temática (se houver interesse); (vi) encaminhamento e organização dentro do grupo temático e (vii) Unificação dos grupos temáticos exposição dos debates e encaminhamentos de cada grupo temático e (viii) Encaminhamentos e fechamento.

Os dois grupos temáticos (linhas) do GT são:

(1) Fundamentos teóricos e metodológicos em Psicologia Analítica - Carlos Augusto Serbena (UFPR)

As bases filosóficas e epistemológicas no campo da Psicologia Analítica: conceitos, funções e processos psíquicos. Interdisciplinariedade.. Focaliza os fundamentos teóricos e metodológicos do sujeito e da subjetividade na Psicologia Analítica: abordando os fundamentos filosóficas e epistemológicas no campo da Psicologia Analítica e os processos de constituição da psique refletindo sobre os conceitos, funções e processos psíquicos relacionados..

(2) Interfaces da Psicologia Analítica com Cultura e Sociedade - Paulo Afranio Santana (UFVMJ

Articulação da Psicologia Analítica com a Saúde, Educação, Política, Arte, Cultura e processos psicossociais e societais na atualidade. Procura a articulação da Psicologia Analítica analisando as implicações e desdobramentos da compreensão dos processos psicossociais e societais na atualidade para com a Saúde, Educação, Política, Arte, Cultura

As propostas de apresentação dos projetos de pesquisa e atividades acadêmicas é realizada de forma análoga a "submissão de trabalho cientifico" com titulo, autores resumo e palavras-chave. Entretanto o objetivo não é um trabalho de pesqiusa como em congressos mas realizar uma "comunicação acadêmica" dos projetos e temáticas de pesquisa, projetos de extensão, propostas de artigos, dossiês, livros e eventos para realização em co-autoria com os outros membros do GT.

Deste modo, também a apresentação destas comunicações será organizada e estruturada pela Comissão Organizadora e linha do GT a partir grupos de pesquisa e temática e não de modo individual, por exemplo as comunicações academicas de um de um projeto de pesquisa especifco seráo agrupadas em uma única apresentação. Pretende-se que isto possibilita espaçõ para diálogo e intercambio entre os participantes.

Além disto, facilitar condições de participação o evento, esta a "comunicação acadêmica" é formatada no modo de inscrição de proposta de submissão de trabalho com resumo, havendo comissão científica, emissão de certificado de participação no evento, apresentação de trabalho e organização de anais do evento.

 

Programação:

Sexta 17 de junho de 2022 das 13h45 as 17h15

  • 13h45 - Abertura
  • 14h00 - Apresentação do GT da ANPPEP e suas linhas de pesquisa-
  • (1) Fundamentos teóricos e metodológicos em Psicologia Analítica - Carlos Augusto Serbena (UFPR)
  • (2) Interfaces da Psicologia Analítica com Cultura e Sociedade - Paulo Afranio Santana (UFVMJ)
  • 14h40 - Apresentação da dinâmica de trabalho
  • 15h00 - Intervalo
  • 15h30 - Grupos de trabalho: Levantamento de interesses e propostas de pesquisa nos temas nas linhas de pesquisa (1) e (2)
  • 17h15 Encerramento

Sábado 18 de junho de 2022 das 8h45 as 11h45

  • 08h45 - Informes - Abertura
  • 09h00 - Painel 1: Socialização das discussões realizadas nas linhas de pesquisa (1) e (2)
  • 10h15 - Intervalo - Coffee-break
  • 10h45- Painel 2: Sistematização das propostas de pesquisa e encaminhamentos do GT
  • 11h45 – Encerramento das atividades da manhã

11h45 as 13h15 - Intervalo de almoço

  • 13h15 Oficina "Trabaho inconsciente no processo de pesquisa- o pesquisador ferido" - baseados em "Wounded researcher" de R. D. Romanyshyn
  • 15h00 Compartilhamento e encerramento
  • (1) Fundamentos teóricos e metodológicos em Psicologia Analítica
  • (2) Interfaces da Psicologia Analítica com Cultura e Sociedade

Comissão Organizadora

Carlos Augusto Serbena 

Durval Luis de Faria

Paulo Afranio Sant Anna

Mateus Donia Martinez

 

Comissão Científica

Carlos Augusto Serbena 

Durval Luis de Faria

Paulo Afranio Sant Anna

 

 

GT Epistemologia e Interfaces da Psicologia Analítica- interfaces.jung.anpepp@gmail.com

Coordenação do GT (2022)

Carlos Augusto Serbena - caserbena@gmail.com